Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de abril de 2024 22:04

Profissionais da Guascor e Eletrobrás chegam em Cruzeiro do Sul para acompanhar conserto de equipamentos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

De 32 geradores existentes na Usina de energia, apenas 18 estão em funcionamento.

Diretores da Eletrobrás no Acre e profissionais da Guascor estão em Cruzeiro do Sul acompanhando as providências que estão sendo tomadas para resolver os problemas ocasionados após o incêndio registrado na Base da Guascor no município. Dos 32 geradores que a empresa conta, apenas 18 estão funcionando. O incêndio teria sido causado por um curto-circuito nos painéis que recebem energia do gerador que faz a distribuição.

Ainda na quarta-feira, por volta do meio dia, a energia começou a ser reestabelecida em alguns bairros de Cruzeiro do Sul, mas pelo menos 50 % da cidade teve que passar a noite sem energia elétrica. Nos municípios de Rodrigues Alves e Guajará esse retorno também ocorreu aos poucos. Já Mâncio lima não teve a mesma sorte, vindo a ficar mais de 24 horas sem energia.

Para a empresa, segundo informações, o dano é milionário, pois foram destruídos diversos equipamentos essenciais para o funcionamento do sistema elétrico. Para o consumidor foram relatados vários prejuízos, principalmente por perda de produtos alimentícios.

Segundo Danilo Klein, diretor de operações da Eletrobrás, a empresa estuda alternativas para diminuir os impactos de falta de energia junto aos consumidores.

 “O fornecimento hoje não está completo, está parcial, e estamos fazendo um revezamento para fornecer energia de forma intermitente. Nós estamos priorizando as cargas prioritárias como hospitais, presídios, delegacia, a parte central, onde tem maior movimento, mas estamos fazendo um revezamento. Ainda não temos uma escala, mas estamos preparando, nossa equipe chegou de Rio Branco na Madrugada, e estamos vendo a melhor forma da população ser menos impactada”, relatou.

O gerente de operações da Eletrobrás Paulo Braga disse que nesse momento é fundamental o consumidor buscar fazer economia de energia, para diminuir a necessidade de racionamento na região.

“Pedimos para que toda população evite o consumo desnecessário de energia, é necessário que todos colaborem para que os impactos sejam minimizados, pelo menos nos próximos dias. Todas as ações estão sendo realizadas para recuperar o sistema. Solicitamos que toda população economize energia”, pediu.

A Eletrobrás também orienta empresas que possuem gerador de energia a se possível usarem seus equipamentos.

“Solicitamos que todos os consumidores que possuem geração própria, a diesel, que liguem seus equipamentos. A Eletrobrás vai nos grandes consumidores fazer essa solicitação, pois se eles entrarem com seus geradores, o impacto será muito menor”, enfatizou.

A energia já foi restabelecida em alguns bairros de Cruzeiro do Sul, após o incêndio registrado na manhã desta quarta-feira (03), na base da Guascor. Os demais municípios que também recebem o fornecimento da base local, como Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Guajará, ainda estão sem energia.

De acordo com Marcos Cavalcante, gerente de distribuição da empresa, foi dada prioridade inicialmente aos locais onde estão situados os hospitais, mas nem todas as residências dessas áreas estão recebendo energia.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente José Oliveira, explicou que o incêndio deve ter sido provocado por um curto circuito em uma parte subterrânea, mas ainda é um levantamento preliminar, pois o caso ainda será investigado e analisado.

fonte:Juruáonline