Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de abril de 2024 14:10

Prefeitura implanta sala da Anvisa para expedir carteira amarela na Secretaria Municipal de Saúde

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Um grupo de esportistas, que fazem parte do Clube dos 40, foi os primeiros atendidos pelo serviço. O grupo fará uma viagem para Puerto Maldonado para representar Cruzeiro do Sul em um campeonato.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul implantou a sala da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na Secretaria Municipal de Saúde, afim de expedir o certificado internacional de vacinação por profilaxia, conhecida por carteira amarela, necessária para viagens internacionais. O Prefeito Ilderlei Cordeiro, o vice-prefeito Zequinha Lima, a Secretária de Saúde Juliana Pereira e a coordenadora do setor de imunização, Taina Félix, anunciaram o benefício para a população.

Um grupo de esportistas, que fazem parte do Clube dos 40, foram os primeiros atendidos pelo serviço. O grupo fará uma viagem para Puerto Maldonado para representar Cruzeiro do Sul em um campeonato. O atleta Tavares falou o benefício da implantação do serviço no município. “Esse é um avanço muito grande na saúde, e quem ganha com isso é toda população, pois antes era necessário se deslocar até Rio Branco para pegar essa autorização, caso necessitássemos adentrar outro país. Tudo isso é graças ao esforço do prefeito Ilderlei e do vice Zequinha Lima”, falou o atleta Tavares.  

O vice-prefeito Zequinha Lima falou que após a Anvisa fechar em 2015 na cidade, a população necessitava se deslocar até Rio Branco para expedir o documento. “Isso despertou nosso interesse, até tendo em vista que um grupo de futebol, o Clube dos 40, está fazendo uma viagem internacional para representar Cruzeiro do Sul em Puerto Maldonado, e Ilderlei me deu essa tarefa de dialogar com a Anvisa em Rio Branco, para que tivéssemos um posto e poder expedir essas carteiras, e hoje estamos credenciados para isso”, falou.

A Secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, explicou que as pessoas que necessitarem do documento devem procurar a Secretaria de Saúde, com a carteira branca de vacinação, comprovando a imunização. “Hoje estamos assumindo esse compromisso com a comunidade. O vice prefeito Zequinha juntamente com o prefeito, tiveram a iniciativa de buscar o certificado internacional de vacinação por profilaxia, que é a famosa carteira amarela, para as pessoas que precisam viajar para outros países e precisam do certificado. Isso só estava acontecendo em Rio Branco”, destacou a secretária de saúde.

O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou que este é mais um serviço que chega em Cruzeiro do Sul para o benefício de toda população. Sendo um esforça da gestão.  “Os irmãos cruzeirenses que precisam viajar para outros países, que exigem a carteira nacional de febre amarela, precisavam ir até Rio Branco, tendo gastos com passagens, hospedagens, para tirar essa carteira. E graças a Deus, com o esforço do nosso vice-prefeito Zequinha, com a nossa equipe, que se disponibilizou em assumir mais esse compromisso, nas pessoas da coordenadora Taiana e da Secretária de Saúde Juliana, Cruzeiro do Sul e o Juruá ganham mais esse benefício. Obrigada ainda ao Senador Gladson Cameli, que nos ajudou também conversando com o superintendente da Anvisa”, ressaltou o prefeito.

Assessoria