Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de abril de 2024 02:27

Prefeitura de Cruzeiro do Sul une força com líderes comunitários no combate ao Aedes Aegypti

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Neste ano, apesar de todas as ações de combate e prevenção que já são realizadas pela prefeitura, foram registrados os três primeiros casos de zika

Na luta pelo combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião com os líderes comunitários dos bairros da cidade, e se comprometeram a unir forças nesta batalha. Neste ano, apesar de todas as ações de combate e prevenção que já são realizadas pela prefeitura, foram registrados os três primeiros casos de zika no município, além de uma elevação nos casos de dengue.

O líder comunitário Roger Rogério, do bairro João Alves, um dos locais com maior número de casos de dengue, se comprometeu a ajudar no controle e combate ao mosquito dentro de sua localidade com a conscientização feita junto aos moradores.

“O movimento comunitário está se mobilizando e se unindo a causa que é muito séria. Nós vamos trabalhar com ações de conscientização e auxílio aos moradores que não tem condições de fazer um serviço de prevenção em suas casas”, relatou o presidente do bairro.

O secretário municipal de saúde Edir Clemente explicou que os primeiros casos de zika registrados em Cruzeiro do Sul já preocupam o poder público, por isso a necessidade da união de esforços.

“Os dados da vigilância epidemiológica  mostram que 87% a 89% dos mosquitos estão nascendo dentro das residências, ou seja, é um trabalho que estamos fazendo agora de mobilização social, trazendo os presidentes de bairro e toda população para nos ajudar. Notamos o aumento de moradores que estão acumulando água, em recipientes sem tampa. Todas as doenças são ocasionadas pelo mesmo mosquito, então nosso combate é ao Aedes. Lembramos que as pessoas tem que procurar as unidades ao sentirem os sintomas, para que possamos fazer os bloqueios”, enfatizou o secretário.

Preocupado com a elevação nos números de casos, o prefeito Ilderlei Cordeiro autorizou a contratação de novos agentes que trabalham no combate ao mosquito, mas enfatizou a necessidade de união de esforços com toda população, onde cada um pode fazer sua parte.

“Infelizmente uma notícia muito triste, com o primeiro caso de zika registrado na nossa cidade em 2018, mas não foi falta de apoio do município, não foi falta de prevenção. Desde o ano passado temos feito um trabalho importantíssimo de combate ao mosquito, mas infelizmente houve um aumento de dengue. Quando percebemos que precisava de mais apoio contratamos mais pessoas para ajudar, e não paramos. Estamos fazendo todo investimento, entregamos repelentes para as grávidas, já prevendo a situação do zika. Estou mandando um ofício para o Exercito pedindo o apoio deles também. Peço a compreensão da população, nos ajude, pois a maioria dos casos o mosquito surge dentro das residências. Essa parceria tem que ser mútua, o município está fazendo sua parte, mas precisa desse apoio da população como um todo”, finalizou o prefeito.

Assessoria