Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de abril de 2024 05:46

Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebe da União Título de Terra da Vila Lagoinha e Gleba Juruá

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Assessoria

Durante a solenidade, o Terra Legal realizou ainda a entrega dos títulos definitivos da área de terra de 13 moradores da Gleba Juruá, localizada na Comunidade Boca do Môa.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu da União o título da área urbana da Vila Lagoinha, durante uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (13), na frente da Unidade de Saúde da localidade beneficiada. O diretor nacional do Programa Terra Legal, Sorrival de Lima, oficializou a entrega da área de 13,7045 hectares para o patrimônio do município, entregando os título nas mãos do Prefeito Ilderlei Cordeiro. Durante a solenidade, o Terra Legal realizou ainda a entrega dos títulos definitivos da área de terra de 13 moradores da Gleba Juruá, localizada na Comunidade Boca do Môa.

Participaram da solenidade os senadores Gladson Cameli e Sérgio Petecão, os deputados federais Major Rocha, Flaviano Melo e Jéssica Sales, o deputado estadual Nicolau Júnior, além dos vereadores de Cruzeiro do Sul Marivaldo Figueiredo, Clodoaldo Rodrigues e Romário Tavares, e a chefe do escritório de regularização fundiária na Amazônia Legal, Maria Rosineide.

Um dos beneficiados com o título , o morador Francisco Farias dos Santos, agradeceu pela regularização de sua área. “Fico feliz porque moro lá há 50 anos. Eu era seringueiro com meu pai, meu pai faleceu e eu fiquei cuidando de conta do lote, onde constitui minha família. Fico muito feliz em receber o título definitivo que servirá para todos meus filhos”, relatou o morador.

A Subprefeita da Vila Lagoinha, Fabiana de Miranda, enfatizou a importância do benefício para toda comunidade. “Somos aqui mais de 300 famílias, que agora conseguimos ver um sonho cada vez mais próximo da realidade. Foram muitos anos em busca dessa regularização, e ficamos muito felizes com esse benefício que chega”, destacou.

O diretor do Terra Legal, Sorrival Lima, enfatizou que a regularização e entrega dos títulos representa uma importante conquista. “Um momento ímpar que merece ser comemorado e foi bastante prestigiado. É uma satisfação imensa para nós do Terra Legal trazer esse tão esperado título, que sabemos que não é apenas um pedaço de papel, mas traz benefícios, traz tranquilidade, traz paz. Isso é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e vamos estreitar cada vez mais esses laços”, disse.

O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou que a prefeitura deverá realizar um trabalho posterior de desmembramento para entregar os títulos para cada morador da Vila Lagoinha.

“Quero agradecer pois recebemos o título hoje de mais de 13 hectares, e não será diferente nas outras vilas. Já conversei com os representantes do Terra Legal, para que possamos com esse termo de cooperação buscar a documentações das outras vilas. É um compromisso meu, do meu plano de governo, de fazer regularização fundiária tanto na zona urbana como rural. É um momento muito importante, queremos dar esse título definitivo para eles terem acesso a financiamentos e ter direitos nas suas terras”, enfatizou.

Outras localidades de Cruzeiro do Sul, como os bairros São Cristovão, Vila São Pedro e Vila Santa Rosa passarão pelo mesmo processo de legalização das terras.