Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de abril de 2024 05:28

Fecomércio/AC se posiciona a respeito de transplantes realizados no Acre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Assessoria

Em matéria veiculada na imprensa na semana passada, diz que Acre realizou dois transplantes de fígado em 48 horas. A matéria dizia ainda que o Acre é o único estado da Região Norte a realizar transplante de fígado e o quinto do país nesse tipo de procedimento. A notícia chegou ao presidente da Fecomércio/AC, Leandro Domingos, que prontamente se posicionou favoravelmente aos esforços para a realização deste tipo de procedimento no Acre. 

“No ano de 2016 a Federação do Comércio realizou uma parceira com a Central de Transplantes do Acre do Hospital das Clinicas de Rio Branco, que tinha como objetivo desconstruir os mitos e preconceitos que ainda existem em torno da doação de órgãos, aumentando, consequentemente, o número de doações. Por isso, a Fecomércio/AC apoia essas ações para que as pessoas possam ter acesso a este tipo de serviço aqui no Acre. Doação de órgãos é um gesto de nobreza, humanidade e demonstração de compromisso com a vida”, relembrou o presidente.

Campanha sobre doação de órgãos

Durante a realização da campanha de doação de órgãos da Fecomércio/AC no ano de 2016, foi distribuído material educativo, composto por adesivo, cartazes e panfletos.

A doação de órgãos é algo que não depende exclusivamente da decisão do doador, é preciso que haja consentimento familiar. De acordo com dados repassados a Fecomércio/AC em 2016, apontava que a Central de Transplantes do Acre havia, em 10 anos, realizou 252 transplantes: 166 córneas, 76 rins e 10 fígados. E mesmo assim, 60 pessoas estavam à época na lista de espera.