Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de março de 2024 03:32

Deputados derrubam o veto de Sebastião ao projeto que evita a demissão de servidores do Pró-Saúde

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
 
 

Com as galerias da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) lotadas de profissionais da área de saúde, os deputados estaduais da base de governo e do bloco de oposição derrubaram na tarde desta terça-feira (13) o veto do governador do Acre, Sebastião Viana, do PT, ao Projeto de Lei 107/2017, que regulamenta os servidores concursados ameaçados de demissão do Pró-Saúde, transformando a empresa paraestatal em autarquia estadual.

O governador Sebastião Viana chegou a ameaçar processar os deputados, caso seu veto fosse derrubado, mas diante da pressão dos servidores e sindicalistas que ocuparam a Casa, os membros da CCJ derrubaram o veto nas comissões e durante votação no plenário o relatório de autoria de Jenilson Leite (PCdoB), que deu parecer pela derrubada foi ratificado pelos demais parlamentares decretando a primeira grande derrota do governo no Poder Legislativo.

Desde as primeiras horas da manhã, os servidores do Pró-Saúde fizeram plantão nos corredores e galarias das Casa para esperara a votação. Contando com o apoio de Raimundinho da Saúde (Podemos), autor do projeto que foi classificado como tentativa de fazer árvore pelo governador, os profissionais comemoraram a derrubada do veto, mas nos bastidores circulou a informação que a votação não passou de um acordo entre os parlamentares e o chefe do executivo.

A contrapartida para derrubar o veto governamental seria que os deputados teriam que votar favorável ao projeto de lei que regulamenta o edital de chamamento de Organizações Sociais para administrar o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs). Outra informação de bastidores é que o governo do Acre poderá recorrer ao Judiciário para revogar a lei e manter as demissões no Pró-Saúde.

 fonte:ac24horas