Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de março de 2024 04:27

Coluna Política Pimenta no Reino 04-04-2018

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

STF julga nesta quarta o HC de Lula, mas não é apenas a prisão do ex-presidente que está em jogo

Audiência de novela

Nesta quarta-feira (4), parte do país vai parar para acompanhar a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a qual os ministros haverão de decidir sobre a concessão do pedido de habeas corpus para o ex-presidente Lula.

Prós e contra

Ontem (3) houve manifestação contra e a favor do ex-presidente. Na Avenida Paulista, o evento foi organizado pelos movimentos Vem pra Rua, MBL (Movimento Brasil Livre), Endireita Brasil, Direita Brasil e Nas Ruas. Já em São Bernardo do Campo, MST, CUT e MTST reuniram cerca de 200 apoiadores do petista.

Destaque

A ministra Rosa Weber é destacada como a grande incógnita na votação de hoje no STF. Seu voto será decisivo para livrar Lula ou mandá-lo para a cadeia.

Abstenção

Sempre disposto a dar pitaco sobre esses assuntos, hoje vou me abster. E a razão pra isso é que não é apenas a prisão de Lula que está em jogo – mas o destino de outros tubarões da política, alguns até adversários do PT, com os quais um grupo de ministros mantém nebulosas relações.

Dias contados

O prazo de abertura da chamada ‘janela partidária’, que concede aos deputados estaduais e federais mudar de partido se encerra à meia-noite desta sexta-feira (6). Já no sábado (7) termina o prazo para renúncia de governadores, prefeitos, ministros, secretários, diretores e assessores dos executivos estadual e municipal que vão disputar outros cargos eletivos.

Filiações

No dia 7 também encerra o prazo para filiação a partidos, para que as siglas que pretendem disputar as eleições registrem seus estatutos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Vias de fato

A turma do PSOL, antes ferrenha opositora do PT do Acre e agora fiel aliada de Tião Viana, quebrou o pau em reunião ocorrida ontem.

Caso de polícia

Relatos dão conta de empurrões e trocas de sopapos. Caso virou caso de polícia, a partir do registro de um boletim de ocorrência.

Lições da esquerda

A moral da história é a seguinte: a esquerda radical, que diz desprezar o poder e as benesses dele decorrentes, é capaz de sair no tapa mesmo quando se trata de decidir quem vai comandar um pequeno partido. Preciso dizer mais alguma coisa?

À brasileira

O jeitinho brasileiro continua a prevalecer sobre os bons costumes, sobretudo quando se trata de política. No Acre, existem pré-candidatos que estão adiando a decisão de se filiar a um partido na tentativa de barganhar vantagens.

Última hora

Essa turma de seletos malandros vai deixar para o último dia a assinatura da ficha de filiação. E só o farão mediante garantias de benefícios que corroborem seus projetos pessoais.

Colheita

O PTB, dirigido no Acre pela publicitária Charlene Lima, vai apresentar durante a campanha deste ano uma chapa proporcional muito competitiva.

Termômetro

A própria Charlene, que precisou desistir da intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa para concorrer à Câmara dos Deputados, tem reunido apoios importantes. Outro termômetro a indicar o crescimento de sua pré-candidatura é a deferência que os eleitores dispensam a ela durante as visitas que tem feito a amigos da capital e do interior do estado.

Cutucão

O prefeito Marcus Alexandre (PT), que vai renunciar esta semana para concorrer ao governo fez um discurso de despedida acusando os adversários afirmando que eles já estão agindo como se já tivessem vencido a eleição.

Foi o que restou

Apaziguados os ânimos na aliança de Gladson Cameli, adversário do prefeito no pleito deste ano, resta ao petista recorrer ao argumento de que os adversários agem com soberba.

Contraponto

A coluna, além de não endossar o ponto de vista de Marcus Alexandre, vislumbra ainda a temor dos companheiros de que seu candidato ao governo seja tragado pelas circunstâncias – quase todas elas desfavoráveis aos companheiros.