Detran realiza pintura de faixas de pedestres 3D em Cruzeiro do Sul

Publicado em 10/11/2017 - 14:42 | Por Redação

Foto: Vanisia Nery

Com o objetivo de criar mecanismos para diminuir o índice de acidentes, o Detran de Cruzeiro do Sul, a exemplo de outras cidades, está pintando faixas de pedestre 3D, que busca usar a ilusão de ótica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem de pedestres.

É uma pintura diferente no chão. Cada uma das faixas brancas acaba ganhando uma sombra, feita com tinta mais escura. E é isso que acaba dando o efeito 3D. Três dessas faixas já foram pintadas, uma no cruzamento que dá acesso à escola Cristão Cruzeiro na Cohab, outra próximo à Escola Divina providência, na 25 de agosto e uma outra em frente à Catedral.

O direito do Pedestre de atravessar na faixa está garantido no Código de Trânsito Brasileiro que determina que mesmo que não exista faixa, quem atravessa as ruas caminhando tem prioridade no trânsito e os veículos devem respeitá-los.

Foto: Vanisia Nery

Segundo o Artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que deixar de dar preferência de passagem ao pedestre na faixa– mesmo que o sinal esteja verde para o veículo – comete infração gravíssima, sujeito a sete pontos na carteira de habilitação e multa.

De acordo com Valdeci Dantas, o gerente local  do Detran, a meta é garantir mais consciência por parte do cidadão na condução do veículo.

“Nós esperamos que isso resulte em mais consciência, mais alerta tanto para condutores como pedestres. Nossa maior esperança e vontade é que esse procedimento que está sendo colocado de forma experimental possa provocar nos condutores respeito aos pedestres e um sentimento de atenção. Estamos em uma batalha para que eles assimilem a importância da faixa, e esse é um instrumento a mais”, destacou.

fonte:Juruáonline

Veja também

Comentários